II Fórum Brasileiro de Avaliação de Ciclo de Vida acontece em maio

forum-bracv-fundacer

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promove entre os dias 9 e 11 de maio o II Fórum Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (BRACV), em Jaguariúna, interior de São Paulo. O evento conta com o apoio da Embrapa Meio Ambiente e com a Fundação Espaço Eco.

O objetivo do fórum é promover debates, entre pesquisadores, agentes governamentais e empresários da área, para fomentar a proposição de estratégias que auxiliem no progresso da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) no Brasil.

Neste ano, o encontro vai discutir os temas vinculados às comissões técnicas do Programa Brasileiro de Ciclo de Vida (PBACV): Banco de Dados, Inventários, Avaliação de Impactos, Rotulagem e Capacitação. “A proposta continua sendo a de promover um espaço de discussão sobre os principais entraves e oportunidades para a ACV no Brasil”, explica o especialista técnico de ACV do Ibict, Thiago Rodrigues.

Formado em 2015, o BRACV surgiu como uma iniciativa capitaneada pelo Ibict e pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da UFRJ, com o objetivo de ampliar e aprofundar as discussões sobre as aplicações da técnica de Avaliação do Ciclo de Vida no Brasil.

Em sua primeira edição, os grupos de discussão abordaram os seguintes temas: “Inventários do Ciclo de Vida de produtos brasileiros”, “ACV e rotulagem ambiental (comunicação da ACV)” e “Tomada de decisão baseada em ACV”. Dado o sucesso alcançado em 2015, o Ibict decidiu por promover o evento bianualmente.

As inscrições para o fórum serão gratuitas e podem ser feitas AQUI.