PROJETOS/ESTUDOS

Cerâmica Sustentável é + Vida

csemv_v_250x180

Fruto de uma parceria entre a Anicer e o Sebrae, o projeto promove a sustentabilidade nas micro e pequenas indústrias de cerâmica vermelha por meio de um conjunto de ações para implantação da Gestão Empresarial, promoção da Inovação Tecnológica, Eficiência Energética e Licenciamento Ambiental. A execução do projeto capacita as MPE, fortalece a economia do setor e melhora a qualidade dos produtos oferecidos no mercado. A Fundacer apoia na execução, com a prestação de serviços especializados de Consultoria.

Conheça as 5 frentes do projeto

Consultoria para Inovação Tecnológica: Estruturação do layout da fábrica para análise da estrutura disponível, com proposta de alteração e melhorias, inclusive com a indicação dos equipamentos adequados, conforme os produtos fabricados e a demanda mercadológica existente.

 Objetivo: Aumentar a produtividade da empresa, evitando o desperdício de recursos humanos e de material cerâmico com excessivo transporte interno desnecessário, por exemplo. Outro ponto importante é o aproveitamento do calor do forno para a secagem ou o uso de equipamentos modernos dentro das normas vigentes de segurança.

Consultoria para Eficiência Energética: Auditoria e consultoria, distribuídas em todo o território nacional, organizadas em ações coletivas ou individualmente, por meio dos parâmetros desenvolvidos em conjunto com o CTCV. O diagnóstico vai avaliar as perdas energéticas para a elaboração de um plano de racionalização do uso de energia e definição de um cronograma de implantação das medidas indicadas.

Objetivo: Eliminar desperdícios, reduzir custos de produção, modernizar equipamentos e processos produtivos, melhorar a qualidade dos produtos e aumentar a produtividade e o faturamento da empresa.

Consultoria Ambiental: Análise minuciosa da documentação disponível ou não em cada empresa com base na legislação federal, estadual e municipal em vigor em todas as regiões.

Objetivo: Orientar cada cerâmica sobre os procedimentos a serem adotados para a obtenção ou manutenção das licenças obrigatórias.

Consultoria para incorporação e tratamento de resíduos sólidos, biomassas e geração de crédito de carbono: Visita de especialistas às cerâmicas para traçar condições disponíveis e oportunidades para a incorporação de resíduos industriais no processo de fabricação de cerâmica vermelha, estabelecidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos vigente no País.

Objetivo: Obtenção de créditos de carbono e receitas regulares para compra de novos equipamentos e a modernização dos processos fabris.

Consultoria para Qualificação nos PSQ/PBQP-H: Ações no interior de cada cerâmica para implantação das ferramentas de controle de processos e gestão da qualidade para obtenção do certificado de qualificação no Programa Setorial da Qualidade (PSQ/ PBQP-H) de Blocos e/ou Telhas Cerâmicas.

Objetivo: Elevar a imagem da empresa; reduzir perdas no processo produtivo; atender às exigências da Caixa, do Inmetro, construtoras, revendas e consumidores; implantação de estratégias de marketing; aumento do valor agregado do produto; entre outros.